31 maio 2012

Alemanha anda às voltas mas sabe o que quer...

Ouro: Portugal tem das maiores reservas do mundo : E é em Portugal que o ouro tem mais peso no total das reservas monetárias: 91,5%. Na generalidade dos outros países, a grande maioria das reservas é constituída por divisas estrangeiras. Só há mais um país em que as reservas de ouro constituem mais de 80 por cento das reservas monetárias. E esse país é a Grécia (83,3%).

Em Agosto de 2011: Alemanha: resgatados devem dar ouro como garantia : Os países resgatados devem dar as suas reservas de ouro como garantias para os empréstimos. A proposta é do partido cristão democrata alemão, da chanceler Angela Merkel, e, a ser aprovada, abrangerá Portugal, juntamente com a Grécia e Irlanda. Uma medida que conta já com a oposição de Merkel.

Em Maio de 2011: Imprensa alemã sugere que Portugal venda reservas de ouro : O deputado liberal Frank Schaeffler, perito em assuntos financeiros, considerou, por sua vez, que "não seria solidário" Portugal pedir um empréstimo internacional sem vender as 385 toneladas de ouro que possui, avaliadas em 12 mil milhões de euros.