11 abril 2011

O que sabem os telemóveis de nós


Malte Spitz é um político alemão do Partido Verde que processou a operadora de telecomunicações Deutsche Telekom para obter todos os dados pessoais recolhidos durante seis meses a partir do seu telemóvel.
O objectivo foi “provar como esta informação, combinada com outros factos públicos acessíveis pelo Twitter, entradas de blogues e notícias em sítios Web, pode revelar muito mais do que alguém deseja”, explicava o blogue Infosthetics.
Os dados recolhidos foram entregues ao jornal Die Zeit, que lhes juntou os outros registos públicos online. Depois, foram trabalhados pela empresa OpenDataCity para os transformar numa progressão temporal e num mapa interactivo.
O resultado permite “descobrir onde Spitz esteve, quando trabalhou ou dormiu”. Ou seja, “quase revela uma vida inteira” entre Agosto de 2009 e Fevereiro de 2010 da qual obteve 35.831 registos de dados geolocalizados.
Para o Zeit Online (versão Web do jornal alemão), “os telemóveis são dispositivos de monitorização que revelam muito sobre as nossas vidas”, são o “real delator no nosso bolso”.
O que Spitz fez foi raro, ao permitir a divulgação da sua vida electrónica (e real), não se ficando pelas possibilidades teóricas do que as redes de telecomunicações armazenam. Mas, apesar dos dados serem pessoais e a eles dever ter acesso, o político teve de processar a operadora alemã para os obter.
“Vistos individualmente, os dados não têm, na sua maioria, importância e são inofensivos”, escreve o jornal. “Mas juntos, fornecem o que os investigadores chamam de perfil – uma clara imagem dos hábitos e preferências de uma pessoa e, na realidade, da sua vida”.
Ruas, comboios, aviões ou cidades foram assinalados. Percebe-se quando trabalhou ou dormiu e, “como raramente o telemóvel estava desligado, os movimentos de Spitz foram registados 78% do seu tempo”.
A lei alemã, como a portuguesa, só permite a retenção de dados de tráfego (não do conteúdo das comunicações) aos operadores durante seis meses. Os números telefónicos para quem Spitz telefonou ou de quem recebeu chamadas foram omitidos pelo Zeit Online – mas estavam disponíveis nesses registos.
Na realidade, “desde que o telemóvel esteja ligado, as actividades do seu proprietário estão a ser emitidas” para as antenas das operadoras de telecomunicações. E a serem registadas numa base de dados informática, pelo menos durante seis meses.
(publicado no DN de 08.Abril.2011)