15 setembro 2009

Porque é que George Clooney gosta de algumas redes sociais mas não do Facebook

Primeiro uma clarificação: quando lhe perguntaram no TIFF se Clooney queria "ter uma página no Facebook", a sua resposta não foi simplesmente "Prefiro fazer um exame público à próstata do que ter um perfil no 'Facebook'".

Ele disse:
1) "I would rather have a prostate exam on live television by a guy with very cold hands than have a Facebook page" ou, numa versão mais completa,
2) "Déjame pensar. Preferiría que me hiciese un examen de próstata en directo en televisión un tipo con manos muy frías que tener una página de Facebook. Estoy contento de que otras personas lo disfrutan, pero yo no lo he hecho".

Mais. Em termos de contexto, parece claro que ele esteve a divertir-se, segundo os próprios jornalistas: "Clooney refuses to take journalists seriously". Ou "Clooney couldn't stay serious for long, though. Asked why he doesn't have a Facebook page, he replied, "Let me see how I can put this. I would rather have a prostate exam. On live television. By a guy with very cold hands." Well, it sounded funny when he said it."

Num homem que se assume "gay, gay", esta declaração podia ter contornos mais sexuais mas não é por isso que as críticas são infundadas.

O homem sem classe no que se refere a doenças e que não deve estar demente mas tentou falar com um falecido porco não brinca com os cancros.

Aliás, até "mete as mãos" pela investigação de certos tipos de cancro e até parece ter sido um dos protagonistas do regresso do bigode na campanha Movember, precisamente de sensibilização para o problema do cancro da próstata...

É uma campanha querida. À porta do TIFF, sobre o que falava ele?


É verdade: bigodes. Portanto, o homem que prefere "un examen de próstata en directo en televisión un tipo con manos muy frías que tener una página de Facebook" está a falar das suas preferências (blogues ou Twitter...) e, em simultâneo, a alertar para este tipo de cancro.

"Um fofo", disse a minha tia Almerinda. "Sim, sim, uma verdadeira besta", retorquiu baixinho o tio Almendro (que sabe do que fala quando se fala de exames da próstata).