26 fevereiro 2009

Ou é apagão ou é simulcast... [ou é um enorme erro de percepção - actualização]

Algumas notícias:
Televisão analógica será “apagada” em Abril de 2012 para dar lugar à digital: Ainda assim, durante pelo menos um ano, a televisão normal continuará a ser emitida para minimizar problemas e atrasos.

TV: Emissões analógicas terminam a 26 de Abril de 2012: «O fecho do sinal analógico terá lugar em Abril de 2012, ou seja, alguns meses antes do limite que o Governo tinha e que era o do final desse ano. Está agora definido todo o quadro regulamentar para que Portugal possa avançar para a emissão da TV digital terrestre», declarou o secretário de Estado das Obras Públicas.

Televisão analógica desliga-se em Abril de 2012: Este será o limite para as emissões analógicas, embora o regulamento também defina um período mínimo de 12 meses de simulcast. Ou seja, emissões simultâneas de TV analógica e digital para minimizar o impacto da transição junto do consumidor.

O que diz o comunicado do Conselho de Ministros: Estabelece-se que o fecho das emissões analógicas terrestres em todo o território nacional ocorrerá até 26 de Abril de 2012, assegurando-se um período de difusão simultânea analógica e digital terrestre, vulgarmente designada por simulcast, não inferior a 12 meses, por forma a ser minimizado o impacto junto dos consumidores.

[actualizado]
Ou seja, as emissões analógicas "acabam" a 26 de Abril de 2012 mas haverá simulcast desde, pelo menos, Abril de 2011.

Ou seja, a televisão analógica termina realmente a 2012 em Portugal, o que coloca o país na Europa a 26 (a Roménia ainda não divulgou a data para o "apagão"), segundo um balanço deste mês da Comissão Europeia:
Group A (switch off completed): BE (Flanders), DE, FI, LU, NL, SE
Group B (switch-off date end 2010 or earlier): AT, DK, EE, ES, MT, SI
Group C (switch-off date: end 2012 or earlier): BE (Brussels capital area), BG, CY, CZ, EL, FR, HU, IT, LT, LV, PT, RO, SK, UK

A Portugal Telecom garante o "switch off" até 2011 - num evento em que Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações referiu "que “algures em 2011” será marcada a data para o “switch off” do analógico para o digital"... -, a Anacom perspectiva a "migração analógico-digital da plataforma terrestre até 2012, conforme preconizado ao nível comunitário", conseguindo-se assim "uma mais eficiente utilização do espectro radioeléctrico, com a consequente libertação das frequências usadas pelo actual sistema analógico", e o Governo aponta 2012 como data para o "apagão", depois de ser "o mais atrasado".