18 fevereiro 2009

E um pouco mais de seriedade?

O Plano Tecnológico (PT) vangloriou-se hoje dos dados da Anacom porque a "Penetração da Banda Larga em Portugal atinge 37,8% no 4º trimestre de 2008".

O PT soma a banda larga em Portugal, fixa (15,4%) e móvel (22,4%), para obter o valor de 37,8%, que "reflectem as políticas de disseminação do uso de computadores e do acesso à banda larga desenvolvidas no âmbito do Plano Tecnológico e que, segundo um relatório recentemente divulgado pela IDC, fizeram de Portugal o País da Europa Ocidental onde se verificou maior crescimento da venda de computadores pessoais no ano de 2008".

Ora o que diz a Anacom? "Embora tanto no caso da banda larga fixa como da banda larga móvel se esteja a considerar o número de clientes existentes, no último verifica-se uma maior heterogeneidade de tipos de acesso, determinada pelos equipamentos terminais utilizados (telemóveis, PDA's, placas para portáteis, placas com ligação USB) à qual estarão associados padrões de utilização da Internet distintos. Este facto aconselha à recolha de informação adicional que permita perceber melhor essa heterogeneidade".

Ou seja, a relação entre portáteis estimulados pelo PT e o crescimento da banda larga móvel não é factual. Mais, a IDC fala de "taxa de crescimento" e não de "crescimento da venda de computadores pessoais".

É bom também saber o que significa banda larga para a Anacom: "Conceito associado a serviços ou ligações que permitem veicular, a grande velocidade, quantidades consideráveis de informação, em débitos superiores a 128 Kbps/s no sentido ascendente"...

Nada disto tira mérito ao crescimento nacional na banda larga móvel no espaço de um ano:
4T07: 13,7%
1T08: 16,1%
2T08: 18,0%
3T08: 19,8%
4T08: 22,4%