30 setembro 2008

Estatuto NÃO é inevitável. Não é mas obrigado pela tentação.

Estoupefacto!!

ERC e blogosfera: o estatuto (s)em debate: Queiram ou não os bloggers, e a maioria afirma claramente, aos GRITOS, que não quer, a clarificação desse estatuto é inevitável. Comes with the job. Vem com a responsabilidade crescente que os blogues, ou alguns deles pelo menos, ocupam na esfera comunicacional.

E por causa desses todos têm de se submeter ao tal "estatuto"?


Por muito que eu, como anarquista que sou, ambicione viver numa sociedade sem necessidade de regulamentação que nos proteja uns dos outros e mantenha em funcionamento o sistema, tenho a noção clara do irrealismo presente de tal ideia. Aqui é a mesma coisa. O blogue é um amplificador da voz individual e na medida do seu novo alcance a voz individual deixa de estar confinada a um espaço regulado pela lei geral. Logo, não vejo como evitar que, na passagem para um nível superior de intervenção pública, se não fique sujeito a um maior rigor quanto à forma.

Como é que um blogue "deixa de estar confinada a um espaço regulado pela lei geral"? É extra-terrestre?


O cuidado da ERC em dialogar com a blogosfera é, numa primeira leitura, o próprio reconhecimento desse estatuto.

A ERC não tem qualquer "cuidado" e não dialoga com a blogosfera, usa os blogues que lhe interessa!


Estatuto que aliás alguns autores buscam afanosamente, na ânsia de serem figuras interventivas, líderes de opinião e spinners merecedores de salário. Mas ao mesmo tempo parecem querer rejeitar os deveres de tais condições.

Esses "deveres" só se colocam quando passam a autores e "figuras interventivas", nomeadamente na comunicação social. Até lá, é a liberdade de expressão que impera.


A uns dará jeito o actual sistema, controverso e complicado, que na teoria iguala uma voz anónima a um cidadão vulgar e a um profissional de comunicação. Mas este sistema não é auto-sustentável, para roubar a expressão à economia.

Porquê? Ainda bem que há vozes anónimas, cidadãos vulgares e profissionais de comunicação, embrulhados na comunicação social ou nos blogues. E ainda bem que a Constituição protege essas vozes.


Meter tudo isto no mesmo saco é péssimo. Ninguém olha todos os blogues por igual - a começar pelos próprios bloggers, que preferem uns e desqualificam outros.

C'est la vie. Mas não é péssimo