17 março 2007

VITAMEDIAS

Esta história, tal como está aqui contada, é espantosa! Assim, qualquer jornalista pode receber informação no âmbito do trabalho, não a divulga no seu meio de comunicação social mas pode passá-la a "amigos"...? Ou então a história está mal contada...
Arquivada queixa contra jornais: A Entidade Reguladora para Comunicação Social (ERCS) julgou "não procedente" uma queixa, por alegada "violação do sigilo profissional dos jornalistas", que o vice-presidente da Câmara, Carlos Santos (PSD) , apresentou contra incertos, com base no facto do líder da "concelhia" do PS de Aveiro, Raul Martins, ter tido acesso a um texto de opinião que o autarca enviou, em Setembro, a três jornais (Jornal de Notícias, Público e Diário de Aveiro), mas que não chegou a ser publicado.
JN e Diário de Aveiro publicaram foi uma versão reduzida. Porém, passados alguns dias, o presidente da "concelhia" do PS, Raúl Martins, fez publicar, no jornal local, um artigo de opinião com referências a passagens do texto inicial, que não foi publicado. De acordo com a argumentação do autarca queixoso, o facto do socialista Raul Martins , seu opositor político, ter tido acesso, "por baixo da mesa", a um texto "enviado, a título pessoal, para três jornalistas e que nunca foi publicado", além de denunciar "violação de sigilo profissional dos jornalistas", seria, também, revelador das "relações promíscuas que, por vezes, intercedem entre alguns jornalistas e alguns políticos" e de comportamentos que, diz o autarca, são o oposto "daquela que se pretende que seja uma comunicação social transparente e não discriminatória".
A ERCS entendeu o contrário e arquivou a queixa, por "não dispor de elementos que permitam aferir qualquer quebra dos deveres do jornalismo". A ERCS considera, também, que não foi demonstrado que o texto "apenas circulou, por via electrónica, entre o autor e os três destinatários mencionados" e sustenta que os factos "não indiciam, por si só, o exercício de poderes de influência susceptíveis de por em causa o pluralismo e a diversidade da informação".

[ando a repetir-me, eu sei]