06 novembro 2006

ECOPOL

Uma borboleta bateu as asas na Alemanha e provocou um apagão em partes de Portugal?
"Não estivemos longe de um apagão europeu": O súbito arrefecimento das temperaturas na Renânia do Norte-Vestefália, Alemanha, terá sido o principal responsável pelo corte no fornecimento de energia que afectou vários países da Europa Ocidental, incluindo Portugal, na noite de sábado para domingo. Não houve registos de incidentes, mas fonte da Électricité de France afirmou que "não se esteve longe de um apagão a nível europeu".

Bid to overhaul Europe power grid: Energy demand has been rising in Europe as winter nears
An overload in Germany's power network triggered outages leaving millions without electricity on Saturday night. [...]
E.ON said the power failures may have been linked to a line across a river being switched off to allow a ship to pass through safely, Reuters reported.

Apagão de sábado à noite afectou dez milhões de europeus, da Áustria a Portugal: Numa primeira fase, o frio foi responsabilizado. Argumentou-se que a produção de energia se revelou insuficiente para responder ao repentino disparo de consumo causado pela descida das temperaturas. Depois, aventou-se que o apagão teria sido causado pela decisão de cortar dois cabos de alta tensão para deixar passar o navio Norwegian Pearl no rio Ems.

[act.: "Apagão" de sábado pode repetir-se esta noite: A corrente eléctrica teve de ser distribuída por outras redes, no entanto, devido ao «apagão», o consórcio EON teve de voltar atrás e ligar, de novo, o cabo, impedindo o navio de sair do estaleiro. Esta noite vai ser feita nova tentativa, pelo que o problema pode repetir-se.]