23 outubro 2006

VITAMEDIAS

Provavelmente tem passado despercebido (ainda não vi nenhum comentário) mas na sua reformulação, o Público.pt passou a incluir algumas funcionalidades interessantes dentro dos textos:
- para cada um ("Estatísticas"), pode-se saber quantas pessoas o leram, o imprimiram ou o "acharam interessante";
- nos "Tops", conhece-se os 10 textos mais lidos, os 10 mais interessantes e os 10 mais comentados.
Só não se sabe qual o espaço temporal da recolha desses "tops" mas não deixa de ser curioso confrontar os dados que resultam um do interesse do leitor e os outros dois da sua participação (escolha dos interessantes e comentários).
Por exemplo, hoje, o texto considerado mais interessante ("Crise em Portugal foi tema de documentário transmitido pela televisão espanhola") não está entre os 10 mais lidos ou os 10 mais votados.
E o segundo texto considerado mais interessante ("Estudo do MAI propõe extinção das brigadas de Trânsito e Fiscal") está na última posição dos mais lidos e não aparece nos mais votados.
Claro que tudo isto tem a ver com a participação dos leitores no tempo - presumo que os votos vão empurrando uns para baixo e outros para o topo - mas a alternativa de olhar apenas para um dia só e ver os dados não funciona porque há quem vá ler (e votar) textos de dias anteriores.
Enfim, a acompanhar.