13 março 2006

VITAMEDIAS

São também estas coisas que dão mau nome ao Clube de Jornalistas:
Todos os (maus) nomes
Num post assinado por PedroF e afixado num dos vários blogues que se crêem capacitados para ditar regras de bom comportamento moral no jornalismo lê-se o seguinte:
«São também estas coisas que dão mau nome ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas: façam o download do ficheiro anexo em Word, cliquem nas propriedades do documento, vão ao sumário e descubram que o autor do texto sobre as notícias da Lusa foi o... "Avante!"»
Não se trata de uma coisa que dê mau nome ao Conselho Deontológico, mas sim de uma coisa que não abona muito a favor da inteligência de quem assim pôs a questão.
A conclusão de que o "Avante!" foi o autor do texto do Conselho Deontológico é reveladora de alguma ignorância ou manipuladora má-fé.
A única coisa que se pode concluir é que o ficheiro anexado no site do Sindicato e no qual se transcreve o comunicado do Conselho Deontológico foi teclado por alguém que utilizou um processador configurado para inscrever a palavra Avante no campo de autor.
Sabendo-se que uma das dirigentes do Sindicato dos Jornalistas é redactora do jornal "Avante!", não parece ser necessário um esforço muito grande para entender o que se passou.
Vejam lá se eu me tenho lembrado de copiar o parecer do Conselho Deontológico para o CJ On Line através do meu Word. Ainda aparecia aí o PedroF a dizer que eu tinha sido o autor do parecer sobre a Lusa.
Na verdade, são estas coisas que dão mau nome ao sistema de ensino em Portugal...
João Alferes Gonçalves

(via Blogouve-se)

[JAG é jornalista e coordenador do CJ online. Para ele, o ContraFactos está ligado "ao sistema de ensino em Portugal". Obrigado pelo elogio mas é mentira. Aqui não se educa nem se ditam "regras de bom comportamento moral no jornalismo". Mas questiona-se o mau jornalismo, tal como um profissional escrever sem saber do que fala.]