07 outubro 2005

VITAMEDIAS

Micro-causa? Porque não macro?
O BLOGUITICA lançou um "desafio" para serem divulgadas as fontes de uma notícia do Público que lançava "suspeitas para o ar" não sustentadas "responsavelmente".
O "desafio" tornou-se uma "micro-causa" diária, apoiada por mais de 50 blogues, incluindo alguns que acompanham normalmente o jornalismo.
Entre outros, o Atrium considera que "está, neste momento, prestes a tornar-se no primeiro caso nacional de pressão organizada dos blogs sobre um meio de comunicação específico a propósito de um tema em particular"; o Blogouve-se que "o silêncio absoluto do jornal é uma falta de respeito para com os seus leitores", enquanto o Jornalismo e Comunicação (JeC) escreve que "o que está em jogo não é apenas obter resposta àquelas perguntas, mas perguntar ao Público, aos jornalistas em geral e a todos nós, cidadãos, se é aceitável - e em que situações ou condições - trazer a lume matérias não suportadas em factos, ainda que verosímeis e eventualmente verdadeiras".

Longe de qualquer "reacção corporativa", estou próximo da posição do JeC e proponho que se alargue esta micro-causa a uma simples e talvez mais produtiva macro-causa: qualquer notícia publicada ou emitida com recurso a fontes anónimas, que lance suspeitas não fundamentadas em factos ou opiniões não sustentadas, que seja - em síntese - "uma história mal contada", avance-se para a sua contestação e para campanhas similares, que seja uma causa regular nos blogues agora e no futuro aderentes.
Temos direito às fontes, em tempo de seca intelectual (as excepções são mínimas), para não optar por deixar de ler ou ouvir ou ver os medias que usam fontes não identificadas. E lance-se desde já uma campanha de sensibilização com "slogans" como:
"Eu só consumo informação com identificação"
"As fontes anónimas são a seca do jornalismo"
"O anonimato prejudica gravemente o jornalismo e os que a consomem"
"O anonimato diminui a democracia e provoca distúrbios sociais"
"Informação sem fonte identificada é como jornal sem notícias"
"Um anónimo tem razões que o público desconhece"
E venham daí mais contribuições para a macro-causa!