22 julho 2005

VITAMEDIAS

Em Portugal:
Pais do Amaral prepara-se para vender Media Capital à Prisa ou Paes do Amaral prepara anúncio importante para a TVI, "que envolve a venda de capital do grupo Media Capital. Ao que o Jornal de Negócios apurou, a TVI deverá ter novos accionistas, que deverão ser espanhóis."
Em comunicado, os ACCIONISTAS DA MEDIA CAPITAL INFORMAM SOBRE ACORDOS CELEBRADOS COM GRUPO PRISA, depois de anunciarem um aumento de capital.

Entretanto e finalmente e antecipadamente, a Autoridade da Concorrência aprova compra da Lusomundo por Joaquim Oliveira, "sem qualquer tipo de reservas", num anúncio feito pela PT à CMVM, numa decisão que "é no sentido de considerar que tal operação não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam vir a resultar entraves significativos à concorrência no mercado relevante em causa".

A 14 de Junho, aquela Autoridade considerava que "a operação em causa, face aos elementos recolhidos, é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual pudessem vir a resultar entraves significativos à concorrência em diversos mercados relevantes no sector da comunicação social, em particular no mercado da imprensa escrita diária generalista de circulação nacional."

O que mudou num mês e pouco? O que mudou numa semana?
É que a 7 de Julho, segundo o Diário Económico, "A Autoridade da Concorrência (AdC) enviou um conjunto de novas questões às entidades envolvidas na operação de aquisição da Lusomundo Media pela Controlinveste, no âmbito da investigação aprofundada para a qual decidiu fazer avançar o negócio.
Nesse sentido, foram notificados não apenas o grupo de Joaquim Oliveira mas também a contra-interessada Investec, de Paulo Fernandes, e outros grupos do mercado dos ?media?. A AdC está igualmente a receber diversos pareceres técnicos e académicos sobre esta operação de concentração".

Já os receberam, leram e decidiram? É impressão minha ou foi demasiado rápido para isso tudo, após alguma lentidão sobre isto tudo?