16 julho 2004

VITAMEDIAS

Cursos de Comunicação [Social] muito teóricos: É esta a visão de um estudo publicado no último número da revista Media XXI, ao inquirir a opinião de responsáveis do sector sobre a qualidade das licenciaturas e se estas se enquadram nas necessidades do mercado de trabalho.
Os cursos de comunicação são considerados muito teóricos (segundo 58% dos inquiridos) e não vão ao encontro das necessidades do mercado (51%). Metade das pessoas ouvidas pela Media XXI acha mesmo que a qualidade dos cursos é «inferior à dos outros países europeus». Curiosamente, uma esmagadora maioria defende (79%) que a entrada no mundo do jornalismo não deve estar só aberta a licenciados em Ciências da Comunicação, mas também de outras áreas.
A visão partilhada pelos entrevistados é a de que «as universidades oferecem licenciaturas a mais e qualidade a menos» (63%), os professores deveriam ter mais qualidade (56%), as escolas carecem de melhores infra-estruturas (61%) e apoio pedagógico (66%). E pensam que a procura destes cursos se deve à maior facilidade de acesso (55%) e porque os cursos de comunicação estão na moda (50%).