25 junho 2004

TECNOSFERA

Videovigilância nas ruas vai ser aprovada na AR: E a comprovar que os tempos mudaram, e que a dicotomia segurança/direitos fundamentais já não é a mesma, todos os partidos, da direita mais à direita à esquerda mais à esquerda, se mostraram favoráveis ao diploma, não obstante os reparos pontuais feitos. «Nas sociedades modernas, a prevenção e detecção a tempo de crimes ou de situações de vandalismo é a forma mais eficaz de actuar, prevenindo e garantindo a segurança dos cidadãos», afirmou o líder da bancada popular, Telmo Correia, em defesa do projecto que o seu partido levou a debate.
Parlamento unânime sobre vídeovigilância em locais públicos: O diploma, sumariamente apresentado pelo líder parlamentar, Telmo Correia, suscitou poucas dúvidas à oposição, embora esteja previsto que sejam analisadas na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. [...]
"É preciso mão firme para evitar efeitos colaterais", declarou [o deputado do PSD Gonçalo Capitão], admitindo, porém, que "compensa-se a perda privada com ganhos na segurança pública".
Obrigado PSD/PP, PS, PCP, BE e outros que tais!
Obrigado por reduzirem as nossos direitos na via pública!
Obrigado por compensarem a minha segurança com a perda de actos privados na via pública!
Obrigado por estimularem a circulação de vídeos ilegais de "apanhados" na via pública!
Obrigado pela aprovação unânime de uma tecnologia de vigilância para certos locais públicos sem qualquer debate público!
Obrigado pela aprovação unânime de uma tecnologia de vigilância pública sem debaterem se medidas semelhantes noutros países funcionaram ou não na diminuição da criminalidade!
Obrigado por correrem com os criminosos das zonas videovigiadas para as que não têm câmaras!
Obrigado, obrigado, por me afastarem das zonas videovigiadas!
Obrigado por não se declararem sobre quem vigia os vigilantes!
Obrigado, enfim, por serem assim, tão, mas tão e todos, simpáticos e democráticos nestas questões.
Obrigado por serem assim, todos fiéis a princípios controladores numa república democrática!
Obrigado por nestas questões da privacidade não me sentir representado por nenhum de vocês!
Obrigado, é como eu me sinto, quando voto em vocês porque também eu preciso de "mão firme para evitar efeitos colaterais" - por exemplo, deixar de votar num conjunto de supostos democratas que aprovam unanimemente medidas anti-democráticas!