16 abril 2004

SEI LÁ!!

Li este aviso e pareceu-me bem. Depois (re)li sobre a censura e os blogues e fico com dúvidas sobre esta "grande confusão":

1) "Apagar um comentário seja por que razão for NÃO É UM ACTO DE CENSURA".
Pelo contrário, e exceptuando aqueles que definem normas claras como o Barnabé, acho que em geral apagar um comentário É UM ACTO DE CENSURA.

2) "Um blogue não é um Orgão de Comunicação Social (OCS). Apesar de algumas semelhanças, não se lhe pode dar esse estatuto."
O problema é que algumas dessas semelhanças configuram os blogues como OCS, nomeadamente em casos como a difamação...

3) "Aliás, os blogues não carecem de um estatuto, nunca serão equiparados a OCS."
"Nunca"? Veja-se, por exemplo, o que diz a convenção sobre o cibercrime do Conselho da Europa ou as novas leis europeias sobre o "copyright"...

4) "Quanto muito carecem de um conjunto de normas, um "livro de ética" que permita futuramente distinguir os vários tipos de blogues e evitar a confusão e as generalizações."
Blogue é blogue, como jornal é jornal e televisão é televisão. Cada um pode ter o tal "livro de ética" mas regem-se sempre pela lei geral - e essa evita precisamente "a confusão e as generalizações" para levar a tribunal quando fôr preciso...

5) "Os autores dos blogues são inteiramente livres de apagar ou não os comentários dos leitores. Cada autor decidirá as suas regras e é conveniente que as explique aos leitores, claro, isto se previlegiam a transparência na comunicação".
ver 1)

6) "O(s) autor(es) de um blogue são soberanos no seu espaço. Esse espaço, embora seja publicado, partilhado em público, é um espaço privado. E na minha casa quem faz as regras sou eu. Chamem-me mal-educado ou mau carácter se uma dessas regras for a proibição de, por exemplo, dizer palavrões. Mas não me podem chamar censor: mesmo que eu abra as portas ao povo continua a ser a MINHA casa".
Não, está errado. A casa é privada, é onde se dizem os palavrões e os carinhos, onde se é soberano. Quando se escreve em público, como num blogue, passa a ser uma casa pública.
É como o dono de um bar que dá uma festa privada para 500 pessoas e manda umas patacoadas políticas. Tudo bem (desde que não esteja um jornalista a ouvir...).
Outra coisa é usar esse bar para um comício com 500 pessoas e se declara em público ofensas a terceiros. Continua a ser uma casa privada mas foi aberta ao público. Basta uma queixa e é crime - e é isso que muitos autores de blogues parecem não querer entender...


7) "As virgens ofendidas que vão para... [...], estão a confundir merda com pó de talco".
Talvez mas eu evitava pisar o pó de talco nestas questões :))