29 maio 2003

ECO-TERROR
Uma "complexa organização"
Odeio cabalas, sempre que posso, até porque "...the Cabala opens up access to the hidden, to the mysteries. It enables us to read sealed epistles and books, and likewise, the inner nature of man...", como diria Paracelsus. Ao abrir acesso para os mistérios da política, não deixei de reparar nos efeitos da prisão preventiva de Paulo Pedroso:
finalmente, Cruz Silva Disponível para Responder no Tribunal ou, dito de outro modo, PSD obriga Cruz Silva a ir depor ao tribunal de Águeda. A leitura política passa por "se eles podem ser presos, os nossos também devem"?...
Por outro lado, lá se conseguiu Portas Chamado a Depor no Tribunal de Monsanto, com uma declaração como esta: "o ministro da Defesa disse que encara a sua convocação "com tranquilidade, respeito e sentido de justiça". Considerou mesmo "pedagógico responder aos juizes"".
Se não se soubesse que era Portas, alguém desmentia ser Herman José a falar quando "Diz Que Vai Dizer a Verdade e Só a Verdade"?
Finalmente, o que se ficou a saber deste ainda por findar processo?
Que há um tratamento diferenciado para os cidadãos do mesmo país (Advogado de Carlos Cruz critica tratamento desigual a arguidos do caso Casa Pia) e que os políticos sabem destas coisas pouco triviais antes do português normal e tentam manobrá-las antes do conhecimento público. Por exemplo, António Costa Tentou Evitar Ida de Juiz ao Parlamento, e "o espanto dos dirigentes socialistas estende-se ao facto de os telefonemas de António Costa para o procurador-geral da República e para o presidente da AR terem estado na base da prisão preventiva de Pedroso".
Mas analise-se o requinte: "O líder da bancada socialista tratou, assim, de diligenciar junto de Mota Amaral para que este garantisse junto de todos os líderes parlamentares, sobretudo dos líderes parlamentares do PSD e do CDS, Guilherme Silva e Telmo Correia, que a maioria votaria a favor do levantamento da imunidade a Pedroso.
António Costa tratou de frisar essa questão a Mota Amaral, já que a prática parlamentar é os deputados não serem autorizados a depor presencialmente nestas situações e o PS temia que, no momento das votações das autorizações, o PS autorizasse que Pedroso fosse depor e pudesse ser preso e o PSD e o CDS optassem pela posição contrária."
Ou seja, era o próprio PS que queria ver preso Pedroso?!?!? Não, porque "o ex-ministro da Segurança Social foi ainda inquirido sobre a possibilidade de o seu envolvimento no processo da Casa Pia ter sido montado por algum inimigo seu. Paulo Pedroso admitiu ter a opinião de que por trás dos factos poderá estar uma "complexa organização" mas reconheceu não ter dados sobre isso. Adiantou apenas ter tido uma conversa com uma pessoa que atribuiu o caso da Casa Pia a uma trama dos serviços secretos militares. Por fim, questionado sobre se tinha conhecimento de pessoas que não gostassem de si ao ponto de montar uma cabala, Paulo Pedroso citou apenas um caso antigo de um ex-jornalista e actual assessor do ministro da Defesa, Paulo Portas, que disse a um amigo seu não gostar nem de si nem do líder do PS, Ferro Rodrigues."
Confusos? Ou não será apenas a política no seu esplendor?... Os únicos factos que me continuam a admirar é porque há tantos portugueses ainda a votar neste sistema podre e/ou porque não aparecem movimentos políticos com mais credibilidade. Não é preciso comentar.