28 abril 2003

VITAMEDIAS
PT Multimédia autonomiza contas e resultados da Lusomundo Media: De um lado, vão ficar a TV Cabo e a Lusomundo Audiovisuais, ambas com competências na área da agregação e distribuição de conteúdos, e do outro a Lusomundo Media, que é essencialmente uma produtora de conteúdos, um negócio que, segundo declarações públicas dos responsáveis da PT Multimédia, não é estratégico para o grupo.
Até aqui, a empresa divulgava as suas contas destacando os números das suas ‘holdings’: TV Cabo, Lusomundo e PT Conteúdos. A apresentação separada por áreas de negócio é justificada pela PT Multimédia com «razões de transparência». No entanto, para os analistas, esta alteração vai facilitar a possível alienação da Lusomundo Media ou a sua autonomização da própria ‘holding’. Uma operação deste género, sublinham, nunca deverá ocorrer antes do final deste ano ou início do próximo, ou seja, quando o mercado publicitário – de cuja evolução depende o negócio dos jornais, revistas e rádio – entrar numa fase de retoma clara.
Ainda assim, a PT Multimédia já fez algumas diligências no sentido de auscultar o mercado sobre o interesse de outros grupos comunicação social, nacionais e internacionais, na aquisição da Lusomundo Media.
[Se agora não é estratégico para o grupo, porque compraram? Quem ganhou com o negócio?]