17 março 2003

VITAMEDIAS
Contributo para definição de weblog (a partir da iniciada pelo António Granado: um weblog é uma página com entradas datadas que aparecem pela ordem inversa em que foram escritas), actualizada: weblog é um espaço com conteúdos do seu autor ou de outros. Porquê?
1) Não é uma página; são várias páginas (ou não havia arquivos e era um "lençol");
2) as entradas podem não ser datadas, basta remover essa função, e
3) a ordem cronológica em que foram escritas pode ser modificada (ao inserir um "post" para eliminar outro anterior, por exemplo, ou ao actualizá-lo), pelo que o tempo não é crucial na definição.
Nas questões de tempo, forma/tecnologia e conteúdo, nenhuma aguenta uma definição "forte" para weblog:
Tempo - pode ser ajustado ou aldrabado (ver a loucura dos sites de "breaking news" que adiantavam o relógio dos "posts" para aparentar serem os primeiros a dar a notícia);
Tecnologia/Forma - o que diferencia uma página/sítio na Web com textos pessoais de um weblog, de um colectivo de comentários via telemóvel ou de certos "zines" em papel? Não há "template" definido.
Conteúdo - deixando de lado a tarefa objectiva de saber se é jornalismo (factual e/ou opinativo) ou diário pessoal, o lado subjectivo de ter ou não qualidade é uma discussão infindável.
Assim, estamos no início. A redefinição diária de blogs só pode garantir que são um produto em evolução da criatividade humana.
De um ponto de vista social, parece a ocupação humana de um espaço virtual e intelectual. Tal como no faroeste ou no espaço, uma tentativa de ir mais longe colectivamente através de iniciativas individuais.
Ver também Weblogs II