11 março 2003

VITAMEDIAS
Confidence in institutions In answer to the question "How much confidence do you have in the following institutions in your country? A great deal - Quite a lot - Not very much - None at all". [arrumado por ordem decrescente relativamente a Portugal]
Category: All (Portugal)
- A great deal
Marriage: 38% (27%)
Postal Service: 14% (24%)
The Church: 14% (22%)
The Euro: 14% (20%)
Armed Forces: 14% (14%)
Radio: 13% (12%)
The European Union: 8% (11%)
The Police: 13% (9%)
National Government: 6% (9%)
Television: 9% (7%)
Public Transport: 9% (7%)
Trade Unions: 4% (4%)
The Press: 6% (3%)
International Companies: 2% (2%)
- A great deal/quite a lot
Radio: 74% (73%)
The Euro: 53% (67%)
Marriage: 73% (64%)
Armed Forces: 59% (57%)
The Church: 46% (57%)
The European Union: 45% (54%)
Television: 62% (50%)
Public Transport: 53% (46%)
The Police: 59% (45%)
The Press: 47% (44%)
International Companies: 35% (31%)
National Government: 33% (31%)
Trade Unions: 31% (26%)

Results for The Press [arrumados por ordem decrescente de "A great deal" e "A great deal/quite a lot"]:
Country: A great deal (A great deal/quite a lot)
Spain: 15% (63%)
Finland: 13% (72%)
Netherlands: 8% (64%)
Sweden: 8% (58%)
France: 6% (53%)
Germany: 6% (47%)
All: 6% (47%)
Belgium: 5% (60%)
Italy: 5% (49%)
Hungary: 5% (48%)
Poland: 5% (42%)
UK: 5% (35%)
Norway: 4% (55%)
Switzerland: 4% (44%)
Austria: 4% (41%)
Portugal: 3% (44%)
Czech Republic: 2% (28%)
Slovakia: 1% (31%)
Russia: 1% (20%)

Results for Television [arrumados por ordem decrescente de "A great deal" e "A great deal/quite a lot"]:
Country: A great deal (A great deal/quite a lot)
Finland: 22% (82%)
Sweden: 14% (83%)
Austria: 12% (66%)
Czech Republic: 11% (62%)
Norway: 10% (77%)
Spain: 10% (55%)
UK: 9% (68%)
All: 9% (62%)
Germany: 9% (60%)
Hungary: 7% (62%)
Portugal: 7% (50%)
Netherlands: 6% (71%)
Belgium: 6% (67%)
Poland: 6% (64%)
Slovakia: 6% (62%)
Switzerland: 6% (60%)
France: 5% (47%)
Italy: 4% (39%)
Russia: 1% (36%)

Results for Radio [arrumados por ordem decrescente de "A great deal" e "A great deal/quite a lot"]:
Country: A great deal (A great deal/quite a lot)
Finland: 27% (86%)
Spain: 25% (84%)
Sweden: 20% (87%)
UK: 18% (81%)
Norway: 16% (85%)
Switzerland: 16% (78%)
Austria: 15% (74%)
Germany: 14% (74%)
Czech Republic: 14% (71%)
All: 13% (74%)
Slovakia: 12% (78%)
Portugal: 12% (73%)
Hungary: 10% (72%)
Belgium: 9% (78%)
Italy: 8% (70%)
Poland: 8% (70%)
Netherlands: 7% (77%)
France: 7% (60%)
Russia: 4% (45%)

[Comentários: Portugal acredita mais no casamento (o que sucede igualmente com os outros países neste inquérito a três anos), nos correios, na igreja, no euro e nas forças armadas antes do primeiro meio de comunicação social (a rádio, por inesperado que seja). Depois da União Europeia, polícia e governo, lá surge a televisão, seguida dos transportes públicos e dos sindicatos para finalmente aparecer a imprensa! Significa que os portugueses ouvem mais rádio do que vêem televisão e, depois de andarem nos transportes e se queixarem aos sindicatos, finalmente lêem os jornais?... Só 3 por cento acredita muito nos jornais!
Quando se passa para muita ou bastante confiança, a rádio continua a liderar, a televisão surge depois das forças armadas ou da igreja (sinais dos tempos actuais?) e os transportes públicos conseguem agradar a mais do que a imprensa, embora esta fique à frente do governo (seja lá o que isto queira significar...). Desdramatizemos: a culpa é do inquérito :-(
Quanto aos "rankings" internacionais na imprensa, TV e rádio, é a tristeza do costume. Nada a acrescentar, compare-se o país com o líder de cada lista!]