26 fevereiro 2003

VITAMEDIAS
Lista do FBI está cá há 18 meses: As notícias sobre a lista que terá sido enviada pelo FBI às autoridades portuguesas com nomes de pessoas que acederam a sites com imagens de pedofilia não passam de «contra-informação» e o documento já se encontra em Portugal «há um ano e meio».
O EXPRESSO On-Line teve acesso à última edição do Boletim da Ordem dos Advogados, que chegará às livrarias na próxima segunda-feira, onde está transcrita esta afirmação, feita por um elemento da Polícia Judiciária (PJ) no decurso de um debate sobre criminalidade informática.
[Também o ContraFactos "teve acesso à última edição do Boletim da Ordem dos Advogados, que chegará às livrarias na próxima segunda-feira", e está em condições de divulgar o relato concreto da conversa, cujo tema era a criminalidade informática:]
Manuel Lopes Rocha: Então como é que se vai resolver o problema, agora que vem nos jornais que o F.B.I. vai mandar para as autoridades portuguesas uma lista das pessoas que procuram a pedofilia na internet?
Rogério Bravo: Isso é má contra-informação! Essa lista já cá está há um ano e meio, e não tem nada a ver com os factos que aí aparecem. [...]
Pedro Amorim: Pegando neste exemplo, na tal lista do F.B.I. de que tanto se fala. A lista já é pelos vistos antiga mas foi anunciada nos jornais, e provavelmente terá deixado algumas pessoas assustadas. Mas essa lista determina que certo endereço IP esteve ligado ao site de conteúdos pedófilos. Era preciso obviamente a colaboração do ISP, para saber quem é que estava ligado a essa hora, com esse IP. Portanto o que o Sr. Inspector [Bravo] disse é que a utilidade dessa lista, e era o que eu temia, é zero.
Rogério Bravo: Do ponto de vista técnico é zero. [E explicita porquê.]