24 fevereiro 2003

VITAMEDIAS
A Lei da Oferta e da Procura aplicada à Indústria dos Media
CONCLUSÃO
Este texto concretiza de uma forma sucinta alguns itens da Economia dos Mass Media.
Apesar da maioria dos exemplos se referirem a situações nos EUA ou na Inglaterra, esta análise também se verifica em Portugal, quer no desporto (a transferencia de Jardel para o Sporting) ou nos meios de comunicação social: na rádio com a mudança de José Carlos Malato e de Ana Lamy da Rádio Comercial para a Antena 3; ou na TV, com a mudança de Júlia Pinheiro (uma das mais proeminentes figuras da SIC) para a RTP e depois para a TVI.
A escassez de ‘talento’ no mercado associada à dificuldade em encontrar substitutos, faz com estes profissionais sejam raros e que os seus serviços sejam prestados mediante um valor substancialmente elevado que os seus pares. Quer por um prestígio já acumulado em experiências profissionais anteriores, quer por outras razões que os/as tornam escassos, estes indivíduos são peças fundamentais na indústria dos meios de comunicação social de hoje.
[É uma questão discutível. Tal como sucedia com o Herman José, que de alguma forma "fechava" a entrada a novos valores no humor televisivo, o mesmo se pode passar nos locais onde estes "talentos" estão inseridos. Estou errado?]