15 novembro 2002

VITAMEDIAS
O dia das demissões na Lusa: A Lusa vai viver hoje um dia de grande agitação interna, quando terminar o prazo dado pelo director de informação para lhe serem entregues as fichas de avaliação dos jornalistas. Tudo porque um número significativo de editores recusa obedecer ao ultimato dado por Fernando Trigo, que já deixou claro que demitirá quem não cumprir as suas instruções.
Administração garante estar tranquila: A administração da Lusa está tranquila. A garantia foi dada ao DN pelo presidente da Comissão Executiva, Manuel Pedroso Marques, que aproveitou para desmentir qualquer relação entre o processo de avaliações na redacção e eventuais alterações ao Acordo de Empresa ou rescisões de contrato, como tem sido denunciado pelo Sindicato de Jornalistas (SJ). «Houve, é verdade, cinco jornalistas aos quais foi proposto uma rescisão por mútuo acordo. Três recusaram, e dois estão em negociações. O SJ diz que quer queremos despedir 30 jornalistas, e já lhes pedi que me dissessem quem são os outros 25, porque eu não sei quem são», desafiou.
Director da Lusa decidido «à pele»
O momento é fugaz, tão fugaz como o breve halo de um pirilampo e depois... depois surge a resplandecência gravada num leve gesto, um “clic”. E o flash zumbe, sobrepõe-se ao silvar da espada e no limite do instante, zás, o trofeu assume os contornos de uma mancha solar. O florete tocou, a luz reagiu e o juiz registou. É assim, vezes sem conta e o fotógrafo a buscar, incessantemente, o grau zero do ápice para no estreito espaço micrométrico captar o silvo e nele se misturar, roubando-o ao verdadeiro dono: o atleta. É a beleza da fotografia que num instante absorve o retrato irrepetível para depois o reproduzir infinitamente, até que outro refulgir, outro silvar... e zás! (Fernando Trigo - Director de Informação da Agência Lusa)