31 outubro 2002

VITAMEDIAS
SonaeCom: No Público, níveis record de circulação estão a ser alcançados como resultado da campanha de colecção de livros “Mil Folhas”. No terceiro trimestre, a média de circulação diária paga atingiu os 60 milhares de jornais, o que compara com 56 milhares no mesmo período do ano anterior. O aumento de circulação compensou de alguma forma o impacto negativo da recessão no mercado de publicidade nas contas do Público. A Gestão não espera ver uma retoma nas receitas de publicidade num futuro imediato.
Lusomundo: Jornais
O segmento de imprensa diária generalista continua liderado pelo Jornal de Notícias. Nos primeiros nove meses de 2002, a circulação média diária deste jornal ascendeu a 107 mil exemplares, 1,1% abaixo do verificado no período homólogo de 2001. Este decréscimo é explicado pelo impacto positivo que as acções promocionais associadas ao “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura” tiveram nos níveis de circulação do primeiro trimestre de 2001, chegando o Jornal de Notícias a atingir níveis de circulação superiores a 112 mil exemplares.
No terceiro trimestre de 2002 o JN apresenta uma franca expansão dos níveis de circulação média. Em Setembro, a circulação média deste jornal atingiu os 113 mil exemplares, impulsionada pela edição de um suplemento dedicado aos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001.
A circulação média do Diário de Notícias registou nos primeiros nove meses de 2002 um decréscimo de 11% em relação a igual período do ano anterior.
Num ano caracterizado por um decréscimo do mercado quando avaliado em termos de circulação (-2,3% no primeiro semestre, segundo dados da APCT), o 24 Horas continua a registar um crescimento assinalável na circulação média diária (18% em termos homólogos). Esta performance do 24 Horas deve-se, fundamentalmente, a uma maior adequação dos seus conteúdos às necessidades e expectativas do seu público alvo.
Cofina: Num contexto de generalizadas dificuldades para a indústria, a área dos media foi aquela que contribuiu de forma mais positiva para os resultados do Grupo, contrariando a tendência do mercado na forte diminuição do investimento publicitário, demonstrando mais uma vez o acerto das decisões estratégicas tomadas pela Cofina.
Impresa: Jornais
O segmento de jornais atingiu, até Setembro de 2002, receitas consolidadas de 37,4 M [de euros], o que corresponde a uma descida de 12,1% relativamente ao mesmo período de 2001. As receitas de publicidade acumuladas até Setembro desceram 17,6%. Para esta descida foi contributo importante o fecho de 5 edições do Jornal da Região. As receitas de vendas de jornais apresentaram, pelo seu lado, um ganho de 4,7% no período. No 3º trimestre estas receitas já subiram 6,9%.
L'actualité profite aux quotidiens généralistes: Les quotidiens nationaux généralistes ont bénéficié de la forte actualité du dernier semestre 2001 (attentats du 11 septembre) et du premier semestre 2002 (élections présidentielle et législatives en France), selon les derniers chiffres rendus publics par Diffusion Contrôle (ex-OJD). En revanche, les quotidiens spécialisés ont souffert durant cette même période.
Lucro da Prisa cresce 32,5% entre Janeiro e Setembro: Apesar do mau desempenho nas operações da América Latina, a Prisa beneficiou de um crédito fiscal de 15 milhões, assim como do forte aumento dos lucros do diário «El Pais». As receitas publicitárias desceram 1%.